O que é GNU/EterTICs?

GET en la revista LibreOffice Magazine em português. POr Javier Obregón, tradução Daniel Rodriguez.

https://wiki.documentfoundation.org/images/0/08/LM-ED14.pdf

A idéia por trás do conceito de GNU/EterTICs foi a base para o desenvolvimento de uma distribuição GNU/Linux-Livre projetada para funcionar em ambientes de Rádios Comunitárias, Cooperativas, Escolares, ou seja, destinada a Comunicação Popular!

O nome refere-se ao sistema operacional em que se baseia a ideia, que é o sistema operacional GNU; a palavra Éter refere-se ao meio onde as rádios transmitem e TIC é a abreviação de Tecnologias de Informação e Comunicações lembrando também a Cooperativa LiberTICs em que o projeto nasceu.

A idéia por trás do conceito de GNU/EterTICs foi a base para o desenvolvimento de uma distribuição GNU/Linux-Livre projetada para funcionar em ambientes de Rádios Comunitárias, Cooperativas, Escolares, ou seja, destinada a Comunicação Popular!

“Não quer dizer, de nenhuma maneira, que esta é a forma como se deve trabalhar”. Isso não é nada menos do que a forma que encontramos para trabalhar com o Software Livre na FM El Libertador (rádio comunitário de Argentina) e espero que sirva de base para outras rádios no processo de atualização e ou migração para software livre. Tecnicamente GNU/EterTICs é uma personalização orientada ao uso em emissoras de rádio da distribuição Debian. Ela integra várias ferramentas e configurações da vida quotidiana na Comunicação Popular.

É claro que GNU/EterTICs não incluem ou terão componentes padrão que ameacem a liberdade dos usuários a partir do paradigma da liberdade proposta pela FSF; se o rádio precisa deste ou aquele componente proprietário é livre para instalar sob sua responsabilidade, mas nós não incentivamos a sua utilização.

Por que construir uma outra distro e não usar uma existente?
Há várias respostas, uma das quais é que muitas vezes o processo de “migração para o Software Libre” é associado a “instalar uma distro GNU/Linux”. O que é por vezes conhecido é que, dentro da gama das distribuições GNU/Linux, nem todas são livres do conceito proposto neste paradigma. No momento em que este texto foi escrito ha 8 distribuições livres. Esperamos que GNU/EterTICs possam estar entre essas opções em algum momento.

Apoio à Formação
GNU/EterTICs também nasceu com essa intenção, para reduzir a curva de aprendizagem para o mínimo necessário, sem transformar o usuário em um “zumbi pressiona botões”. Mão do Software Livre, o usuário pode chegar onde seu desejo de aprender, conhecer, investigar, tanto quanto a sua imaginação e capacidade possam levar. O único limite é ele mesmo. Com o GNU/EterTICs como plataforma educacional para oficinas de software livre nas rádios, podemos levar o ambiente de operação FM El Libertador onde formos.

Ajuda na migração das Rádios
Com base em nossa experiência de trabalho com GNU/Linux na rádio desde 2006 e em oferecer treinamento para outras rádios vimos que há sempre um monte de ansiedade e desejo de quebrar as cadeias tecnológicas, mas é difícil dar o primeiro passo de instalação e configuração do sistema, que se mostrou outra grande motivação para desenvolver GNU/EterTICs, ajudando rádios nesse primeiro passo. Agora só é necessário inicializar o PC com a distro num Live DVD e escolher suas configurações. Simples assim.Claro que cada rádio pode usar as 4 liberdades e mudar tudo, ao seu gosto e necessidades, para que a ferramenta de software se adapte a rádio e não o inverso. É por isso que personalizamos esta distribuição desenhada por e para pessoas de rádio, dando uma ampla aplicação para o trabalho a que se destina.

Hacking
Não aquele dos filmes, mas o verdadeiro hacking, que cada um de nós podemos ser, tomando o nosso trabalho, profissão ou ciência além dos limites estabelecidos e contribuir para o bem comum. Sob esta definição, você se identifica como um hacker? Por curiosidade e desejo de saber mais, sobre como uma distro GNU/Linux funciona, é a melhor maneira de aprender.

O que está incluído no GNU/EterTICs
A última versão estável 4.1 consiste em:

  • Distribuição Base: Debian Wheezy 7.7
  • Kernel Livre: 3.17.2-gnu
  • Ambientes de desktop: MATE 1.8, XFCE 4.8 e LXDE 4
  • Suite Radit como sempre, temos o conjunto completo de Radit, agora com IRadit atualizado para a versão 1.0.2.
  • Rivendell automator de rádios, amplamente utilizado no norte da Pátria Grande pelos irmãos da Venezuela, por exemplo. Agora vem pré-instalado e pronto para usar no GET.
  • Servidor de áudio Jack integrado com Pulseaudio, graças a scripts gratuitos do projeto Caribay.
  • Editor de áudio Audacity
  • Editor de áudio Ardour
  • AudioRecorder software para uso como fita testemunha.
  • RadioTray
  • MIXXX
  • Reprodutor IDJC
  • Deja-Dup para backup
  • Mumble para chamadas VoIP
  • Iceweasel
  • LibreOffice 4.3.3.2 do repositório backports do Wheezy
  • Icecast2 Servidor de Streaming
  • Darkice Cliente de Streaming
  • Ices2 Cliente de Streaming

Desenvolvimento de uma comunidade
Um dos pilares do Software Livre são as comunidades geradas em torno das ferramentas, e o GNU/EterTICs é uma ferramenta. O valor acrescentado é dado pela comunidade de emissoras e técnicos de informática da Pátria Grande que estão constantemente melhorando “sua distro”. A prova está na lista de discussão e no novo web site.

Mais informações
http://gnuetertics.org/
http://listas.radioslibres.net/cgi-bin/mailman/listinfo/radios-y-sl

Javier Obregón – Pai, Mãe e principal desenvolvedor da distribuição GNU/EterTICs. Há anos se dedicando a promover a filosofia de software livre fornecendo capacitação e apoio aos processos de migração. É de Misiones, Posadas, Argentina. http://javierobregon.com.ar/

Si te gustó el contenido comparte!!

Publicaciones Similares

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *